primo film del grande João César Monteiro, un viaggio nel Portogallo delle leggende e delle storie popolari.
il regista è già bravissimo al primo film, e anche se non sei portoghese è una storia (o storie) che affascina.
buona visione - Ismaele
QUI
il film completo, con sottotitoli in italiano
QUI un bel ritratto di João César Monteiro
História
da Branca-Flor - a partir de lendas e figuras da mitologia popular. Raízes dum
itinerário pelas origens naturais e paisagísticas, até ao coração de Portugal.
Os valores (água, nascimento, roda-da-vida), as figurações (o diabo, os lobos)
e as referências (o senhor, a servidão), com um estigma de justiça inadiável.
Veredas é a primeira de duas obras de João César Monteiro baseadas em textos
inspirados na tradição oral portuguesa, sendo Silvestre (1982) a segunda.
Adaptações livres de textos literários que exploram essa tradição, integrando
neste caso elementos próprios do imaginário do autor, são expressão de uma
tendência típica do cinema português dominante no documentário, a partir do
início dos anos sessenta (António Campos), tendência que se desenvolve nos anos
setenta : a devoção antropológica de cineastas como Manuel Costa e Silva,
António Reis e Margarida Cordeiro, Ricardo Costa ou Noémia Delgado por
realidades culturais e sociais arcaicas, mal conhecidas, típicas de regiões
mais isoladas e com tradições bem preservadas. Monteiro e Noémia Delgado são os
cineastas que, na ficção, exploram essas tradições.
Veredas será também o primeiro filme em que João César Monteiro, metendo-se na
pele de uma das personagens, pela primeira vez protagoniza, não sem disso tirar
algum prazer, o seu alter-ego : é frade e chefe de salteadores. Caracteriza-se
esse seu gosto pelo protagonismo por extrapolar três ângulos de um triângulo :
no topo, um pólo mágico, histórias fantásticas da Idade Média e da tradição
oral portuguesa. Noutra ponta, intencional ou não, o desalinho narrativo, em
estilo de brincadeira, e, com ela na base do triângulo, frade e malfeitor,
protagonizando o Bem e o Mal, o personagem representado pelo João. Torna-se a
questão quadrada quando no triângulo outro ângulo se encaixa, para dar mais pé
à coisa : um estilo teatral, escala aberta, planos fixos, palavrosos, que muito
boa crítica, em relação a este e aos futuros filmes, não despeitará.
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