sabato 20 febbraio 2021

Dáblova past - Frantisek Vlácil

un altro capolavoro di Frantisek Vlácil, che non ne sbaglia uno.

una storia di diavoli (che non ci sono?), di potere, una ragazza contesa, gelosie, una fotografia di serie A.

cercatelo e non ve ne pentirete - Ismaele


 

 

 

Un gesuita indaga sulla famiglia d'un mugnaio ritenuta ispirata dal diavolo... L'opera che precede Marketa Lazarová è già un grande film. La metafora che lo percorre (il potere spirituale e temporale in opposizione alla sapienza popolare pre-scientifica) è resa con naturalezza (la processione religiosa interrotta dallo scorrere del rivolo d'acqua) e diviene, in parte, apologia del socialismo come redentore laico dell'umanità; un'interpretazione resa, però, più complessa dalla condotta formale e dalla subliminale colonna sonora che arricchiscono la narrazione di echi e anditi segreti.

da qui

 

Século XVI. Um moleiro (Vejrazka) e seu filho Jan (Olmer), passam a ser observados com suspeição por conta de terem, a partir dos rudimentos do primeiro, encontrado um filão de água que se torna cobiçado pela comunidade. Rumores de bruxaria são disseminados pelo regente (Randa) local e um padre (Macháchek).

Marcado por um preciosismo estilístico que se faz presente em sua cuidadosamente atmosférica trilha sonora, por vezes algo excessiva, que se conjuga a um certo estranhamento com que tudo é narrado, como se não deixasse muitas pistas ao espectador, espremido entre o que parece ser a boa fé e os interesses particulares do moleiro por um lado e as suspeitas que recaem, em parte endossadas por uma história tradicional que menciona uma tragédia ocorrida no moinho, incendiado no passado. O virtuosismo da imagem se faz presente em igual medida ao uso enfático da música, através dos ângulos inusitados que cobrem desde as flores jogadas no fundo abismo por Jan, a partir da perspectiva do abismo ou da câmera elevada que apresenta os casais dançando numa festa ou que avançam, como que voando, em direção a porta da casa do moleiro – efeito deveras impressionante quando se pensa que efetivado com grua e não efeitos digitais. A tentativa de representação de planos subjetivos de diversos personagens também fazem parte desse esmero visual, característica gradativamente utilizada com menor ênfase. Destaque para a intensa cena do moinho incendiado, a boa qualidade das interpretações, a maravilhosa fotografia em p&b e a composição do que é enquadrado, já demonstrado a partir dos belos planos iniciais que destacam a miudeza do padre diante da imensidão da paisagem ou a imagem transfigurada de Cristo – sua batina preta e seu tom arrogante sugerem, já a princípio, uma aproximação com o demônio antes por ele que por parte dos rudes trabalhadores.  A vinculação da instituição eclesiástica com os interesses do poder se faz presente, ainda que de forma relativamente dissimulada e lacônica. Mesmo que na superfície sua narrativa possa ser costurada a partir de tais comentários, eles se encontram longe de esclarecer o tom premonitório e sobrenatural que o acompanha do início ao final (o que aconteceu, de fato, com o moleiro, por exemplo?). Sua imagem carregadamente expressionista e simbólica parece influenciada pelo cinema de Bergman. Filmové Studio Barrandov para Ceskolovenský Filmexport. 85 minutos.

da qui

 

The film also features the evocative music of Zdeněk Liška (perhaps the most prolific composer of the Czech New Wave). In this his second of eleven collaborations with Vláčil, his compositions are used sparingly, but to great effect, complimenting but never overpowering a scene. The best example of which can be heard in an amazingly shot celebration and dance sequence at the end of the second act.

The Devil's Trap might not be a masterpiece, but it is still a strong effort, with a fascinating straightforward story and a glorious historical setting captured beautifully by Vláčil's unmistakable visual prowess. A fine work that would also be the perfect starter plate to prepare yourself for the challenging feast of Marketa Lazarová or The Valley of the Bees. It even has an easy to digest running time. It's therefore puzzling why this gem remains largely overlooked and ignored.

da qui

 

 

Nessun commento:

Posta un commento