mercoledì 28 agosto 2019

Deus é Brasileiro - Carlos Diegues

Dio arriva sulla terra per cercare qualcuno che possa fare il suo lavoro.
trova un ragazzo e una ragazza che lo accompagnano, lui sa chi è, lei no.
non è un capolavoro, ma è divertente e fa pensare, povero professore (lei lo chiama così), che mondo si trova davanti, ma lui è ottimista, sempre.
buona visione - Ismaele



QUI il film completo, in portoghese



…E’ un film che consiglio per quelle occasioni di cinema in famiglia, per passare due ore in tranquillità. Ma al suo interno ha anche qualche spunto per pensare. Non solo quindi cinema per puro intrattenimento. La frase da ricordare: “La morte è la mia migliore invenzione. Immagina che mondo noioso sarebbe altrimenti. ”I colori sono stati ritoccati digitalmente, gli sfondi specialmente all’inizio del film appaiono da cartolina, secondo me a volte un po’ falsi, come nella foto a destra. Ma lasciato da parte il limite degli “effetti”, la storia prende più corpo, le locations sono più vere.

…Essa bela fábula que, partindo de contos diversos de Ubaldo Ribeiro, mescla elementos populares e influências bíblicas com humor engenhoso, ao mesmo tempo que apresenta boa parte do Brasil contemporâneo, da miséria dos indígenas às músicas que são sucesso nos rádios, é um retorno a forma de um dos mais celebrados cineastas do Cinema Novo, após diversas produções destituídas de brilho. Curiosamente, justamente quando volta a tematizar o Brasil, tema que orientou alguns de seus mais significativos trabalhos como Bye Bye Brasil e Os Herdeiros. Seu tratamento visual com fotografia exuberante e efeitos especiais torna-se particularmente feliz ao expressar uma dimensão de encantamento presente na narrativa, sem cair nos clichês do realismo fantástico tipo exportação. Comovente em vários momentos e com uma graça semelhante à própria arte popular, que influenciou sua origem literária, afasta-se do hermético e aproxima-se, nesse quesito, de outra adaptação literária recente de igual apelo popular, O Auto da Compadecida. Há um certo momento, Diegues brinca com a relação entre o diegético e o extra-diegético – Taoca pede para que Deus baixe a trilha sonora de uma seqüência – de forma semelhante a que Godard fizera em O Demônio das Onze Horas. Aliás, na trilha sonora, Diegues volta a utilizar-se de Villa-Lobos, igualmente presente na trilha e nos momentos finais de Os Herdeiros. Filmado nos estados de Alagoas, Pernambuco, Tocantins e Rio de Janeiro.

Nessun commento:

Posta un commento